Segunda-feira, 13 de Setembro de 2004

Romance...

 


VC_linda.jpg

 



Vila do Conde, espraiada   
Entre pinhais, rio e mar!        
- Lembra-me Vila do Conde,
Já me ponho a suspirar.

Vento Norte, ai vento norte,
Ventinho da beira mar,
Vento de Vila do Conde,
Que é a minha terra natal!
Nenhum remédio me vale
se me não vens cá buscar,
Vento norte, ai vento norte,
Que em sonhos sinto assoprar...

Bom cheirinho dos pinheiros,
A que não sei outro igual,
Do pinheiral de Mindelo,
Que é um belo pinheiral
Que em Azurara começa
E ao Porto vai acabar...
Se me não vens cá buscar,
Nenhum remédio me vale
Nenhum remédio me vale,
Se te não posso cheirar...

Vila do Conde espraiada       
Entre pinhais, rio e mar!       
- Lembra-me Vila do Conde,
Mais nada posso lembrar.
Bom cheirinho dos pinheiros...
Sei de um que quase te vale:
É o cheiro da maresia,
- Sargaços, névoas e sal -
A que cheira toda a vila
Nas manhãs de temporal.
Ai mar de vila do Conde,
Ai mar dos mares, meu mar!
Se me não vens cá buscar,
Nenhum remédio me vale,
Nenhum remédio me vale,
Nem chega a remediar.

Abria de manhãzinha,
As vidraças par em par.
Entrava o mar no meu quarto
Só pelo cheiro do ar.
Ia à praia e via a espuma
Rolando pelo areal,
Espuma verde e amarela
Da noite de temporal!
Empurrada pelo vento,
Que em sonhos ouço ventar,
Ia à praia e via a espuma
Pelo areal a rolar... prefix = o />



Vila do Conde espraiada
entre pinhais rio e mar...


          José Régio

</font>

















































publicado por siX às 23:38
link | comentar | favorito
6 comentários:
De siX a 14 de Setembro de 2004 às 11:54
e então, Miguel! Para qd um postezito sobre o assunto?!...


De MT a 14 de Setembro de 2004 às 09:36
Do pinheiral de Mindelo,
Que é um belo pinheiral
Que em Azurara começa
E ao Porto vai acabar...

Era belo o pinhal, era... agora já não se chama Pinheiral de Mindelo, chama-se Nassica, IC1, Lactogal e Zona Industrial da Varziela.


De Eduardo A. Silva a 14 de Setembro de 2004 às 03:13
Boa modificacao da foto, que por si so ja era excelente!
Lembra-me Vila do Conde,
Ja me ponho a suspirar...


De berlim a 14 de Setembro de 2004 às 02:11
Amén!


De berlim a 14 de Setembro de 2004 às 01:13
Não sei por quanto tempo ainda vamos ter o nosso pinhal do Mindelo, mas se eu tivesse tempo e fosse um ecologista militante andava a pregar este poema em todas as árvores do dito cujo. Talvez ele se erguesse como uma barreira invisível e envergonhasse a ganância e a barbárie ecológica dos tempos que vivemos.


De Dupont a 14 de Setembro de 2004 às 00:40
Com que então andas a brincar com o Photoshop?...


Comentar post

.

.os latagões

  • s¿X
  • berlim
  • reporter xis
  • .passado

    .mixórdias

    . Outubro 2004

    . Setembro 2004

    . Agosto 2004

    . Julho 2004

    . Junho 2004

    . Maio 2004

    . Abril 2004

    . Março 2004

    .lataria e afins

    . mudanças são sempre aborr...

    . la lute...

    . cais

    . x-libris vileiro - Socorr...

    . polis VC-QD

    . x-libris vileiro - Grande...

    . luto...

    . x-libris vileiro - Cine N...

    . vira livre

    . nós de metro... e o Porto...

    .subscrever feeds

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub