Segunda-feira, 28 de Junho de 2004

Osso Durão de Roer...

 


durao2.jpg


Pois é... tenho andado expectante no que concerne à notícia da semana... Será que o ainda actual Primeiro Ministro vai aceitar o fantástico e surpreendente convite para a Presidência da Comissão Europeia? Se o aceitar, quem o substituirá?!...


Quanto a mim, espero sinceramente que Durão Barroso aceite o convite. As razões são mais que evidentes: Portugal passará a ter uma posição mais forte sobre a União Europeia e o futuro da reconstrução da Europa, o que até agora não se verificava e que só pode ser benéfico para o País, e por conseguinte, para todos nós. No entanto, Durão Barroso ainda não se pronunciou sobre o assunto, talvez devido à dificuldade da sua sucessão ao cargo que actualmente ocupa. Tem-se falado no nº dois do seu partido, o bem falante Santana Lopes para o suceder, que nunca escondeu a sua ambição de ocupar o cargo de 1º Ministro. No entanto, apesar do apoio de grande parte dos elementos do partido e do próprio Durão Barroso, a sua subida à direcção do partido não é consensual. Por exemplo, a Ministra Ferreira Leite já deu a entender que abandona o Governo no caso de Santana Lopes ser designado como sucessor.


No meu entender, Manuela Ferreira Leite seria o nome mais indicado para suceder a Durão Barroso, não só por se tratar do número dois do governo  como pelas particularidades do cargo que ocupa. A grande maioria das políticas económicas que têm vindo a ser levadas a cabo no nosso País têm saído da sua cabecinha, e portanto, seria a proposta mais coerente e válida para dar continuidade aos objectivos do actual governo, que prima é certo, por medidas de contenção, seguramente nada populares, mas que talvez façam sentido numa conjuntura de recessão económica.


Não seria bem uma Dama de Ferro, mas sim uma Dama de Aço Temperado a comandar os destinos do País.


Esta provável saída de Durão Barroso do Governo inflamou as hostes da esquerda, principalmente o PS, nomeadamente o seu Secretário Geral, Ferro Rodrigues. Ferro, que não sendo de ferro nem tão pouco de aço temperado, vê aqui a sua oportunidade de ouro de ascender ao cargo de Primeiro Ministro, sem ter de se submeter ao tão "desejado" Congresso agendado para Novembro, onde se espera uma luta acérrima pelo lugar de Secretário Geral, agora que o Partido se encontra numa fase de ascensão e popularidade como o prova a recente vitória do PS para as eleições Europeias. É, portanto, do interesse de Ferro Rodrigues, a convocação de eleições antecipadas.


Ora, tudo isto passa pela decisão do Presidente da República, de dissolver ou não o Parlamento, encontrando-se este num dilema: fazer a vontade do camarada Ferro Rodrigues e avançar para a antecipação de eleições, ou ser solidário com a posição do actual Primeiro Ministro, exactamente por no seu passado também ele ter trocado a meio do mandato, a Presidência da Câmara de Lisboa pela da Presidência da República, aceitando o nome proposto por Durão Barroso para o substituir.


Seja qual for a decisão tomada, uma coisa é certa, o futuro nunca mais será o mesmo...


 

publicado por siX às 00:28
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Diana! a 29 de Junho de 2004 às 14:31
Devíamos ir a votos!!! ;)


De Finurias a 28 de Junho de 2004 às 18:39
Terá de haver Eleições antecipadas...e já !

O Povo tem uma palavra a dizer...ou não ?


De Peliteiro a 28 de Junho de 2004 às 14:37
Manuela sim, claro!


De Eduardo A. Silva a 28 de Junho de 2004 às 01:42
Tambem concordo que Manuela Ferreira leite deveria aceitar e ser primeira-ministra de portugal...
Mas aconselho a leitura do post do Nelson, passarolavoadora, sobre o assunto.
ando apertado de tempo, mas vou tentar escrever sobre o assunto.


Comentar post

    O meu ip
    Web Hosting Directory by Blog Flux
    BloGalaxia
       

.

.os latagões

  • s¿X
  • berlim
  • reporter xis
  • .passado

    .adjectivos

    .mixórdias

    . Outubro 2004

    . Setembro 2004

    . Agosto 2004

    . Julho 2004

    . Junho 2004

    . Maio 2004

    . Abril 2004

    . Março 2004

    .lataria e afins

    . mudanças são sempre aborr...

    . la lute...

    . cais

    . x-libris vileiro - Socorr...

    . polis VC-QD

    . x-libris vileiro - Grande...

    . luto...

    . x-libris vileiro - Cine N...

    . vira livre

    . nós de metro... e o Porto...

    .subscrever feeds