Domingo, 27 de Junho de 2004

O nosso Património

 


Turista acidental de quando em vez, gosto de visitar locais referenciados nos nossos guias turísticos como sendo de grande interesse arquitectónico ou paisagístico. E por vezes descobre-se um património que, por ser tão perto do nosso poiso habitual, é tantas vezes preterido por outro mais distante, mas frequentemente de muito menor valia ou interesse. Afirmam os especialistas que o Castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais notáveis monumentos portugueses devido à diversidade dos recursos defensivos utilizados na sua construção, entre os séculos XI e XVI. Da minha visita pude constatar a justeza desta afirmação e aqui fica o meu testemunho da enorme beleza deste castelo e de como vale a pena visitá-lo.


0a.JPG 5a.JPG


 Nas fotos acima, retiradas de um folheto informativo, pode-se ver os aspecto geral do castelo e, no primeiro piso da torre de menagem, o interior do belíssimo salão ogival da alcáçova, onde aparece uma balaustrada ao nível do segundo piso, a qual parece enquadrar-se razoavelmente bem com o interior deste salão. No entanto, durante a minha visita descobri algumas diferenças e novidades, como se pode observar nas fotos seguintes, estas últimas já da minha autoria. Passando à sua descrição, pode-se apreciar na primeira foto a nova e magnifica reconstituição do salão nobre, onde se destacam os painéis, passadiços e balaustradas feitas em tubos e vigas do melhor ferro pintado a cor de laranja, a qual nos parece extremamente indicada pois realça enormemente o efeito dos focos instalados sob os passadiços. Estamos pois, perante uma brilhante reconstituição de um típico salão da Idade Média, sendo de destacar o efeito “blazê” e “naoseiquê” do cortinado que se vê ao fundo.


2a.JPG


Na segunda foto é visível o fogão e grelhas onde os servos assavam os suculentos javalis, gamos ou perdizes que os seus amos caçavam. Com enorme emoção, observei no seu interior vestígios arqueológicos (que até pareciam recentes) das cinzas e carvões utilizados, provavelmente há séculos, nalgum festim dos senhores do castelo.


3a.jpg


A terceira e última foto diz respeito à reconstituição de um notável WC medieval, belo pela sua singeleza e pureza de linhas. Notar de novo a utilização dos melhores materiais, neste caso os alumínios e os plásticos de cor cinza, que combina muito bem com o material rochoso envolvente. As estruturas tubulares dão ao conjunto uma leveza e esbelteza que as colunas em pedra, nem de perto nem de longe, conseguem atingir.


4a.JPG


Ironias à parte, devo dizer que, por esse País fora já vi atentados ao “nosso” Património bem piores e de muito mais difícil resolução do que aqueles que são ilustrados nestas figuras. Para o caso em análise eu receitaria ao doente uma boa madeira de carvalho a imitar o antigo, pedra igual à existente q.b., uma pitada de bom senso e outra de bom gosto, combinadas a preceito e utilizadas criteriosamente de modo a preservar o que existe de antigo e reconstruir o que desapareceu, da maneira o mais próxima possível do original. Em princípio, esta receita pode aplicar-se a todos os monumentos, com pequenas alterações consoante a patologia e, claro, o estilo do monumento em causa. Os turistas acidentais (e os profissionais, seguramente) agradecem a cortesia.


Muro de Berlim


 


 

publicado por siX às 14:32
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De berlim a 12 de Julho de 2004 às 02:14
este pessoal não faz comentários aos meus artigos pq deve ser racista ou então não gosta mesmo de mim... acho que vou chorar, snif, snif.


De henriquecaraspinha a 23 de Novembro de 2010 às 18:18
eu gosto de monomentos portugueses e dou muito valor ao que temos em portugal peço a todos os portugueses que deiem mais valor ao que temos em portugal porque temos coisas muito lindas muito obrigado


De henriquecaraspinha a 23 de Novembro de 2010 às 18:28
NAO SOU RACISTA NAO FAÇO COMENTARIOS GOSTO DE TODA AGENTE E NAO VOU CHORAR HAHAHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA


Comentar post

    O meu ip
    Web Hosting Directory by Blog Flux
    BloGalaxia
       

.

.os latagões

  • s¿X
  • berlim
  • reporter xis
  • .passado

    .adjectivos

    .mixórdias

    . Outubro 2004

    . Setembro 2004

    . Agosto 2004

    . Julho 2004

    . Junho 2004

    . Maio 2004

    . Abril 2004

    . Março 2004

    .lataria e afins

    . mudanças são sempre aborr...

    . la lute...

    . cais

    . x-libris vileiro - Socorr...

    . polis VC-QD

    . x-libris vileiro - Grande...

    . luto...

    . x-libris vileiro - Cine N...

    . vira livre

    . nós de metro... e o Porto...

    .subscrever feeds