Quarta-feira, 20 de Outubro de 2004

polis VC-QD

 


logo_polis.jpeg

Como é que vai ser agora? Ninguém avança com nada, uma ideia, um sorriso, uma treta? Como é que é?!...


Essa agora!


Do Programa Polis... P-O-L-I-S... POOOOOOOOOLLLLLLLLIIIIIIIISSSSSSSSSSSS...


Já sabem do que se trata, não?!... O tal programa que o José Luis Arnaut deu como findo... em liguagem cyborg, «terminate»!


O ministro das Cidades afirma que faltam verbas (à volta de uns 127 milhõezitos de euros), e que são precisas outro tipo de acções na requalificação das cidades que não esta, mais do tipo "inteligente", que não passem pela monótona "dá-me dinheiro".


Mas Arnaut sossega as Autarquias ao explicar que as acções em curso serão terminadas, em linguagem cyborg, «terminated». O que o nosso ministro não diz é como ou até quando pois, pelo que ouvi da sua pessoa na TSF, as verbas serão futuramente distribuídas à medida que forem sendo disponibilizadas, o que é vago... muito vago, a meu ver.


Neste campo, Vila do Conde (e não só) fica num impasse, a não ser que a Câmara possua já nos seus cofres a totalidade das verbas destinadas à sua finalização... A não ser assim, o que poderá acontecer? Pedirá a Câmara a varinha mágica da boa vontade política para a disponibilização de verbas ao colega deputado do PS, a mesma que Arnaut pediu quando interpelado pelo mesmo, deixando-o de cara à banda? Ou recorrerá aos bancos para libertar as verbas em falta?


Quanto à primeira, já ninguém acredita em contos de fadas, infelizmente... Quanto à segunda hipótese, até pode ser mas duvido. Vila do Conde arriscava-se a ultrapassar Lisboa nesta matéria e tornar-se assim num verdadeiro escândalo nacional.


A Câmara também pode suspender as obras e retomá-las à medida que for recebendo o dinheiro necessário para as concluir. Mas isso coloca um outro problema à instituição e principalmente ao seu Presidente, que vê na conclusão das obras o seu principal trunfo político que o conduza a uma hipotética reeleição... E como explicar ao amigo (?) Eusébio a não conclusão das obras nas Caxinas? É que o amigo (?) Eusébio não chega a todas e não convém aborrecer os seus habitantes, não vão eles alterar o seu sentido de voto.


Bom, eu estou convencido que, pelo menos, as Caxinas sairão de cara lavada... Quanto ao resto, não faço a mínima ideia porque navego no campo das hipóteses. Mas se as coisas se complicarem, aqui fica o recadito: apostem novamente nas corridas de automóveis para o próximo ano, caso o Polis ali não chegue. O pessoal gosta de circo, de se divertir, e as eleições são isso mesmo: um grande circo, em que os palhaços somos nós, o eterno mexilhão. Juntem o útil ao agradável... Arrecadam uns dinheiritos e, quem sabe, uns votitos a mais para a vossa campanha...


Ora digam lá, estou a ser amigo ou não?


 

publicado por siX às 12:04
link | comentar | favorito
4 comentários:
De xakc a 18 de Setembro de 2005 às 21:07
E SO NAS ELEICOES QUE A CIDADE FICA BONITA .MAS A CONTAGEM JA DEU 2 OU 3 VOLTAS?!?


De pp a 23 de Outubro de 2004 às 19:16
Em cheio!!!!!


De pp a 23 de Outubro de 2004 às 19:16
Em cheio!!!!!


De bravosdomindelo a 22 de Outubro de 2004 às 13:45
estava na vila, naquela esplanada na "praça do artesanato", quando ouvi um comentario de alguem que tinha acabado de visitar a exposição do polis, e dizia "isto é claramente mais um exemplo de politica virtual".

Pois... relembrei que grande parte dos projectos "inaugurados virtualmente", em que se gastaram "rios" de dinheiro com projectos de grandes arquitectos, mas que estao dependentes não só do dinheiro do estado mas principalmente de dinheiro dos privados. Ou seja, em grande parte a logica do polis é fazer projectos e esperar que os privados se interessem por os concretizar... um dia. entretanto apresentam-se as maquetas com pompa e circunstancia... virtual! mas cá por mim estou mais preocupado com chegar ao fim e fazer contas: somar a area de espaços naturais inicial e a final, e ver a diferença, constatar o efeito da requalificação ambiental prometida...


Comentar post

.

.os latagões

  • s¿X
  • berlim
  • reporter xis
  • .passado

    .mixórdias

    . Outubro 2004

    . Setembro 2004

    . Agosto 2004

    . Julho 2004

    . Junho 2004

    . Maio 2004

    . Abril 2004

    . Março 2004

    .lataria e afins

    . mudanças são sempre aborr...

    . la lute...

    . cais

    . x-libris vileiro - Socorr...

    . polis VC-QD

    . x-libris vileiro - Grande...

    . luto...

    . x-libris vileiro - Cine N...

    . vira livre

    . nós de metro... e o Porto...

    .subscrever feeds

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub